Youtubers pela ‘Democracia’: Influencer revela financiamento para criar conteúdo contra Bolsonaro
O influencer e escritor, Henry Bugalho, abriu o jogo sobre o grupo “Youtubers pela Democracia”, do qual fez parte durante as eleições do ano passado. Bugalho revelou que o projeto, que contava com cerca de 10 canais de influenciadores de esquerda, recebeu financiamento de várias fundações para criar conteúdo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em um vídeo postado em seu canal, Bugalho explicou que o projeto visava “gerar conteúdo pró-democracia, contra os arroubos autoritários do Bolsonaro.” A parceria entre o Youtube e as fundações tinha o objetivo de abordar temas como a defesa das eleições no Brasil, a integridade da urna eletrônica e confrontar discursos golpistas.
O influencer afirmou que o grupo recebeu “uma grana importante” para participar do projeto, destacando a importância da iniciativa diante dos ‘desafios enfrentados pela democracia no país’ durante o governo Bolsonaro.
O vídeo de Bugalho foi uma resposta às críticas de outros youtubers de esquerda, como Helder Maldonado e Cesar Calejon, do canal Galãs Feios. No vídeo, Bugalho reforçou sua posição contra qualquer forma de autoritarismo, tanto de direita quanto de esquerda, e expressou sua defesa por um modelo democrático progressista.
Após a publicação do vídeo, o deputado Eduardo Bolsonaro anunciou que denunciará o financiamento na Câmara. Em resposta, Bugalho provocou, sugerindo que o deputado, comprometido com a lisura democrática, deveria começar denunciando seu próprio pai.