Lula defende Flávio Dino e chama de “ataques artificiais” a visita da “Dama do Tráfico”
Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, após a repercussão negativa relacionada às agendas de Luciane Barbosa Farias, mais conhecida como a “dama do tráfico” no Amazonas, no ministério.
Lula destacou que Dino tem sido alvo de “absurdos ataques artificialmente plantados” e reafirmou que o ministro “jamais encontrou com a esposa de um líder de facção criminosa”, negando a afirmação da própria Luciane.
O presidente ressaltou a importância das ações coordenadas pelo Ministério da Justiça, descrevendo-as como de “enorme importância para o país” e apontou que tais iniciativas têm despertado a oposição de muitos adversários.
Em uma revelação feita pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, Luciane Farias, identificada em investigações como a “dama do tráfico amazonense”, esteve no ministério em duas ocasiões com o secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz. Ela é a esposa de Clemilson Farias, conhecido como Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho, atualmente cumprindo pena de 31 anos. Luciane também recebeu uma sentença de 10 anos, mas está respondendo em liberdade.
Sobre a audiência com Elias Vaz, o Ministério da Justiça esclareceu que o secretário se encontrou com uma delegação de mulheres liderada por Janira Rocha, ex-deputada estadual pelo PSOL no Rio e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Associação Nacional da Advocacia Criminal. Dino reiterou que nunca recebeu “ninguém ligado a facções”, apesar da exploração política do episódio.
Luciane afirmou ter participado de “audiências” na pasta chefiada por Silvio Almeida (Direitos Humanos), embora não tenha tido uma conversa direta com o político. Em resposta pelas redes sociais, Dino classificou as afirmações como um “absurdo”.
“Essas audiências — que, segundo a declarante, teriam ocorrido no Ministério dos Direitos Humanos — NUNCA ACONTECERAM. Qual será o próximo absurdo? Observem: a declarante diz que me viu, mas que nunca conversou. Qual crime eu teria cometido? Peço ajuda aos colegas juristas”, publicou Dino.
Minha solidariedade ao ministro @FlavioDino que vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados. Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira.
O…
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2023