Ministério da Saúde cria Memorial da Pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro
Uma portaria do Ministério da Saúde, divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1º), estabeleceu a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, que será sediado no Centro Cultural do Ministério da Saúde, localizado no Rio de Janeiro. O objetivo desse projeto é transformar o espaço em um local dedicado à preservação da memória e reflexão sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia. Isso será feito com a intenção de estabelecer novos padrões e protocolos científicos para a atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário semelhantes.
De acordo com a portaria, o Memorial da Pandemia terá uma abordagem educativa e será um meio de disseminação de conhecimento no campo da saúde. Além disso, ele terá o propósito de abranger diversas perspectivas e enfoques, promovendo a interdisciplinaridade na abordagem do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições.
O Ministério da Saúde irá criar uma comissão especial, que será encarregada de desenvolver o projeto do memorial, conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de covid-19, supervisionar a instalação do memorial e elaborar planos para as atividades que serão realizadas no local, incluindo a identificação de possíveis parceiros. A comissão também terá a responsabilidade de determinar a metodologia de trabalho, tendo a prerrogativa de convidar colaboradores de diversas áreas tanto dentro do ministério quanto de outros órgãos e entidades.