Notícias

Ministério das Relações Exteriores do Brasil responde ao veto dos Estados Unidos na ONU


O governo brasileiro lamentou o veto dos Estados Unidos, que impediu a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Um comunicado oficial foi divulgado na tarde de quarta-feira (18) pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o Itamaraty, o principal órgão responsável por manter a paz e a segurança internacional agora não pode agir em resposta à “catastrófica crise humanitária” causada pela guerra.

“O Brasil considera urgente que a comunidade internacional estabeleça um cessar-fogo e retome o processo de paz”, destaca um trecho do texto.

A diplomacia do Brasil afirma que continuará buscando acordos que aliviem a situação humanitária e contribuam para a realização de uma solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável coexistindo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

Os Estados Unidos vetaram a resolução proposta pelo Brasil em resposta aos ataques terroristas do Hamas durante uma reunião do Conselho de Segurança na quarta-feira.

“Os Estados Unidos estão decepcionados que esta resolução não mencione o direito de Israel à autodefesa”, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

Hamas e Israel estão em guerra desde sábado, com o grupo Hamas iniciando ataques com cinco mil mísseis no território israelense. A contagem mais recente indica 4.400 mortes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo