Planalto manda demitir responsáveis pela apresentação “Batcu” em evento do Ministério da Saúde
A gigantesca repercussão negativa pressionou a decisão
Após o evento que gerou polêmica e críticas ao governo, o Ministério da Saúde decidiu demitir os organizadores do 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, onde uma dançarina se apresentou de forma sensual. A determinação para as demissões partiu diretamente do Palácio do Planalto e foi direcionada à ministra Nísia Trindade, visando minimizar as críticas vindas de influenciadores, líderes religiosos e políticos.
Um vídeo que se espalhou nas redes sociais mostra a mulher dançando ao som de “Batcu”, de Aretuza Lovi, sendo aplaudida pelos presentes. Embora inicialmente descrita como uma ação “artística” pelo próprio ministério, a apresentação foi posteriormente classificada como um “lamentável episódio”. A pasta também anunciou que formará uma “curadoria para organização de eventos oficiais”.
A organização do evento estava sob responsabilidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, liderada por Felipe Oliveira, ex-coordenador nacional do Mais Médicos durante o governo Dilma e docente da Universidade Federal da Paraíba.