Anielle Franco ironiza críticas por usar avião da FAB para assistir jogo entre Flamengo e São Paulo
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, é alvo de críticas por utilizar um avião da FAB em sua viagem de Brasília a SP, onde assistiu à final da Copa do Brasil no Morumbi. A ministra, torcedora do Flamengo, afirmou, em vídeo, que esteve no jogo contra o São Paulo para consolidar um protocolo contra o racismo no futebol, em parceria com a CBF e os ministros Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e Fufuca (Esportes).
Em resposta, a pasta da ministra esclareceu em nota que se tratava de uma “missão institucional” rotineira. Entretanto, Anielle Franco também usou sua plataforma no Twitter para responder às críticas e apontar supostas contradições da oposição bolsonarista.
O post destacava: “Bolsonaristas são assim”, e apresentava imagens comparativas: uma mostrava o uso do avião da FAB pela ministra para combate ao racismo no futebol, e a outra, mais irônica, ilustrava o avião da FAB usado no episódio do suposto tráfico de cocaína.
Além disso, Anielle Franco ressaltou outras postagens, defendendo sua transparência e trabalho dedicado contra o racismo no esporte, além de destacar que críticas sem fundamentos podem impedir seu exercício adequado na Esplanada dos Ministérios.
É inacreditável que uma ministra seja questionada por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever. Vemos que as noções estão invertidas quando avançamos em um acordo histórico de enfrentamento ao racismo e somos criticados por isso. O que de fato incomoda?
— Anielle Franco (@aniellefranco) September 25, 2023
Bolsonaristas são assim:
Avião da FAB sendo usado pela ministra da Igualdade social para assinar protocolo de combate ao racismo no futebol /////// Avião da FAB usado para tráfico de cocaína pic.twitter.com/1lVWLVCDRj
— Dani Monteiro (@danimontpsol) September 25, 2023