Notícias

VIDEO: “Meu partido tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês”, admite Lula em entrevista no Planalto


Na sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a visita de um líder da comitiva do Partido Comunista da China no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Lula reiterou a proximidade do PT com o partido chinês, destacando: “tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês”.

Lula enfatizou a solidez das relações entre Brasil e China, afirmando: “É sempre uma alegria receber um país irmão. Mantemos uma relação extraordinária, tanto comercial quanto política”. Em uma conversa com Li Xi, membro de destaque do partido chinês, o presidente brasileiro estendeu um convite ao presidente da China, Xi Jinping, para visitar o Brasil em 2024. Lula lembrou: “Eu próprio já fui à China como dirigente partidário antes de ser presidente da República”.

Com cinco décadas de relações diplomáticas e duas décadas da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) a serem comemoradas no próximo ano, Brasil e China planejam uma série de eventos celebrativos. A visita de Xi Jinping, se confirmada, será o destaque.

No entanto, vale ressaltar que o presidente chinês tem se ausentado de algumas agendas diplomáticas neste ano, como sua recente ausência na Assembleia Geral das Nações Unidas nos EUA, motivada por fortes dores no quadril.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo