Notícias

Alexandre de Moraes opta por julgamento virtual dos réus do 8 de janeiro, impedido que cidadãos tenham acesso via TV Justiça

O magistrado quer evitar novos debates “olho no olho“ e que estes sejam distribuídos pelos sites de notícias e redes sociais


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou que os julgamentos dos réus do caso do 8 de janeiro sejam retomados em plenário virtual já na próxima semana. A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, confirmou ter recebido o pedido.

Com a mudança, os cidadãos não terão mais acesso ao julgamento através da TV Justiça. A decisão pode afetar diretamente a defesa de Moacir José dos Santos, o quarto réu da lista inicial.

O formato online limita o debate entre ministros e as interações com defesa e acusação. “No plenário virtual, um ministro pode simplesmente proferir seu voto baseado na opinião que tinha de antemão, sem dar qualquer chance para a defesa. Seria um julgamento sumário, portanto,” dizem especialistas jurídicos.

O objetivo da alteração pode estar ligado à intenção de Moraes de evitar novos debates ‘olho no olho’ que seriam amplamente divulgados. A mudança vem após críticas relacionadas a supostos abusos por parte dos ministros durante os julgamentos presenciais.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo