Lula assume presidência temporária do G20 e destaca combate às mudanças climáticas e fome global
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a liderança temporária do G20 neste domingo (10) em cerimônia realizada em Nova Delhi, onde o bloco é presidido atualmente pela Índia. Durante seu discurso, Lula abordou a recente tragédia no Rio Grande do Sul devido a um ciclone extratropical, mencionando as 43 vítimas fatais e 46 desaparecidos. Ele ressaltou a necessidade de combater as mudanças climáticas e citou: “Essa semana, há três dias atrás, no Brasil, um ciclone, no Estado do Rio Grande do Sul, matou quarenta e seis pessoas e tem quase cinquenta pessoas desaparecidas.”
Lula delineou as três prioridades de sua gestão à frente do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; transição energética e desenvolvimento sustentável; e reforma do sistema de governança global. Reforçou: “Se quisermos fazer a diferença, temos que colocar a redução das desigualdades no centro da agenda internacional”. O presidente também enfatizou o compromisso com a sustentabilidade, citando o lema da presidência brasileira: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Em outro momento, ele alertou para o desafio de erradicar a fome globalmente até 2030 e comentou: “Precisamos redobrar os esforços para alcançar a meta de acabar com a fome no mundo até 2030, caso contrário estaremos diante do maior fracasso multilateral dos últimos anos.”
O G20, que compreende as 19 maiores economias globais e a União Europeia, agora também conta com a União Africana como membro, após sua inclusão neste ano. A decisão veio após o bloco africano solicitar um assento permanente.