Brasil prorroga suspensão da exigência de vistos para visitantes da Austrália, Canadá e EUA até 2024
A decisão de retomar a exigência de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi adiada pelo governo federal para 10 de janeiro de 2024, alterando a data inicialmente prevista de 1º de outubro. Essa mudança surge em resposta à não reciprocidade destas nações, pois enquanto o Brasil isentava seus cidadãos, os brasileiros continuavam a necessitar de vistos para visitá-los.
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, esclareceu a situação durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, afirmando: “Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”. Vale lembrar que a isenção anterior foi uma iniciativa unilateral do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também incluía o Japão.
No entanto, houve avanços na relação com o Japão. Durante uma visita em maio, o presidente Lula selou um acordo bilateral, garantindo a isenção de vistos para brasileiros que viajam para o Japão e vice-versa. Essa medida de reciprocidade está programada para ser efetivada no dia 30 de setembro.