Aumento nos Preços do Combustível: Prorrogação do corte na produção de petróleo na Arábia Saudita impacta mercado global
O anúncio da Arábia Saudita de estender a redução voluntária na produção de petróleo até dezembro de 2023 desencadeou uma reação imediata nos preços globais do petróleo. O barril tipo Brent, referencial para a Petrobras, chegou a ultrapassar US$ 91, mantendo-se perto da marca de US$ 90 – seu valor mais alto desde julho do ano passado.
Esse movimento vem após a Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) já ter anunciado um corte na produção em abril. Com a Arábia Saudita mantendo a produção reduzida por mais três meses, espera-se uma diminuição de até 9 milhões bpd. Adicionalmente, a Rússia também confirmou uma redução voluntária em sua produção de petróleo, seguindo o corte de 500 mil bpd de agosto com um adicional de 300 mil bpd.
Esse cenário de redução na oferta tem influenciado diretamente os valores das ações. As ações da Petrobras, por exemplo, tiveram um crescimento expressivo, com um aumento de 3,5% (PETR4) e 4,94% (PETR3), refletindo a alta no preço dos combustíveis no mercado internacional.