Dino diz que PF está ‘na causa de Lula’ em evento da Corporação
Em um evento de formatura de profissionais da Polícia Federal (PF) em Brasília, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou sobre +a harmonia entre a PF e as Forças Armadas. Reforçando a presença do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante-geral do Exército, general Tomás Paiva, Dino declarou: “Achei muito significativo que houvesse a presença do ministro Múcio e do general Tomás, comandante da instituição. Porque mostrou o principal: são instituições que têm papeis diferentes, mas nós temos que atuar juntos. Por exemplo, na Amazônia. E já o fazemos”.
Comentando sobre desentendimentos anteriores entre as instituições, Dino ressaltou que “eventuais divergências pontuais que possam ter existido não são maiores do que a busca da concórdia.”
Os primeiros meses do governo Lula viram uma controvérsia entre a PF e o Exército sobre a segurança presidencial, em meio a alegações de alinhamento militar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar das disputas, Dino salientou que PF e Forças Armadas “são instituições coirmãs a serviço do Brasil, dos brasileiros e brasileiras”.
O ministro também afirmou que a era de “espetacularização” das operações policiais, referindo-se a eventos como a Lava-Jato, está encerrada. “Nós abolimos tentações satânicas de espetacularizações, de abusos, de forças-tarefas ilegais. Isso tudo ficou para o passado”, declarou.
O presidente Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, marcaram presença no evento, com Lula entregando diplomas pessoalmente aos formandos destacados. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, enfatizou o compromisso da PF com investigações imparciais, afirmando: “Conto com vocês para que juntos façamos uma Polícia Federal forte e republicana”.
Ver essa foto no Instagram