Operação da Polícia Federal afasta prefeita de Vitorino Freire e investiga desvios da Codevasf ligados a ministro das Comunicações
Prefeita é irmã do atual ministro das Comunicações
A Operação Benesse, realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (1), tem como alvo a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, e investiga desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Rezende, que é irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi afastada do cargo por suspeitas de envolvimento nas irregularidades. O ministro também é citado nas investigações.
A PF afirma que a operação visa “desarticular uma organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Codevasf”. Os recursos supostamente desviados teriam origem em emendas parlamentares destinadas a Juscelino Filho durante seu mandato como deputado federal.
No total, 12 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal. A Polícia Federal também anunciou a suspensão de licitações e contratos públicos, além de ordens de indisponibilidade de bens dos envolvidos.
A prefeitura de Vitorino Freire, o Ministério das Comunicações e a Codevasf foram procurados para comentar, mas não responderam até o momento.