Alexandre de Moraes e Jaques Wagner sofrem derrota no STJ
O( Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou uma lista com quatro desembargadores para as indicações que o ex-presidente Lula fará à corte. Entre os mais votados, destaque para os apoiados pelos ministros do STF, Luiz Fux e Dias Toffoli. Por outro lado, indicações endossadas pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) e pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, não avançaram.
Os desembargadores selecionados incluem Carlos Vieira Von Adamek, do TJ de São Paulo; José Afrânio Vilela, do TJ de Minas Gerais; Elton Leme, do TJ do Rio de Janeiro; e Teodoro Santos, do TJ do Ceará.
Adamek contou com o apoio de Toffoli, enquanto Leme está ligado ao grupo de Fux. Na primeira etapa, o desembargador Airton Vieira, apoiado por Alexandre de Moraes, não avançou com apenas seis votos. No segundo round, Maurício Kertzman, juiz baiano com o aval de Wagner, e outros candidatos como Honório Filho e Erivan Lopes foram eliminados. Teodoro Santos, por sua vez, teve a influência de Raul Araújo, ministro do STJ do Ceará.
Os nomes agora seguem para avaliação do ministro da Justiça, Flávio Dino, em colaboração com Rui Costa da Casa Civil, para a escolha final de Lula. Este processo marca um dos momentos de maior exposição pública nas indicações da corte, marcado por denúncias e vazamentos à imprensa. Outra vaga ainda está em debate: a que será ocupada por advogados, substituindo o ex-ministro Félix Fischer, que se aposentou no ano passado.