Notícias

Moraes pede à PGR todas as publicações de Bolsonaro, nas redes sociais, relacionadas à 8/1 e eleições


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que as plataformas de redes sociais forneçam à Procuradoria Geral da República (PGR) todas as postagens de Jair Bolsonaro relacionadas a temas como eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo, Forças Armadas e mídias associadas.

Essa ordem foi emitida no âmbito do Inquérito 4921, que investiga os possíveis mandantes dos atos contra instituições como o STF e o Congresso Nacional. A PGR destacou a importância de analisar integralmente o comportamento de Bolsonaro em relação a esses temas, para entender se houve incitamento e avaliar o impacto de suas postagens.

Moraes ainda solicitou à empresa Meta o envio de um vídeo, publicado e posteriormente removido por Bolsonaro no Facebook, mas mantido por decisão do STF. Adicionalmente, as redes sociais devem esclarecer se os envolvidos no inquérito seguem ou seguiram Bolsonaro e, caso contrário, quando deixaram de fazê-lo. Também se busca identificar quais indivíduos compartilharam postagens do ex-presidente sobre temas controversos.

O ministro destacou, “Na conduta registrada em vídeo, verifica-se a presença de elementos indicativos de materialidade delitiva, bem como indícios de autoria, relativamente ao delito do art. 286 do Código Penal […].

A PGR argumenta que os fatos sob investigação estão conectados às ações de Bolsonaro e afirma que é vital prosseguir com as diligências propostas, mesmo que isso signifique uma “relativização excepcional de garantias individuais”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo