Cristiano Zanin assume vaga no STF e herda 528 processos de Lewandowski
Cristiano Zanin, conhecido advogado do presidente Lula, assumirá oficialmente seu cargo no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3). Zanin foi indicado por Lula (PT) para substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Como defensor de Lula em casos da Lava Jato, Zanin passou pela sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve seu nome aprovado no Senado Federal com 58 votos a favor.
Com Zanin no STF, a corte conta agora com sete de seus 11 membros nomeados durante os governos do PT. Os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Nunes Marques foram escolhas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, respectivamente.
Cristiano Zanin herdará, conforme antecipado pela Jovem Pan, 528 processos de Lewandowski. Entre esses, estão ações acusando Bolsonaro de omissão na gestão da pandemia de Covid-19, a legitimidade de um decreto de Lula que restaura as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, e um processo investigando desvios na alocação de recursos do chamado orçamento secreto.