Notícias

URGENTE: Zambelli tem passaporte apreendido pela PF e quebra de sigilo bancário, a mando de Moraes


Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a apreensão de armas, dispositivos eletrônicos e outros pertences, além de ordenar a quebra do sigilo bancário da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), além de seu passaporte.

Este mandado foi executado como parte da operação da Polícia Federal (PF) desta quarta-feira (2), que levou à prisão do hacker Walter Delgatti, conhecido pela divulgação de mensagens da operação Lava Jato. A ação da PF visa a investigação de invasões a sistemas do Poder Judiciário.

Moraes ordena que a PF proceda com a “busca e apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, passaporte, bem como de quaisquer outros materiais relacionados aos fatos investigados” nos endereços listados para Zambelli.

A ordem citou três endereços da deputada: uma residência e seu gabinete, em Brasília, e um endereço adicional em Mairiporã, São Paulo. Adicionalmente, a PF recebeu autorização para buscar a existência de “eventuais cômodos secretos ou salas reservadas” nos locais indicados.

Com permissão concedida para acessar e analisar o conteúdo dos itens apreendidos, os agentes da PF poderão examinar dados, arquivos eletrônicos, mensagens e e-mails armazenados em computadores, servidores, redes e serviços de armazenamento em nuvem. O período para o qual o sigilo bancário de Zambelli foi levantado compreende junho de 2022 a junho de 2023.

A determinação de Moraes também insta a “autoridade policial responsável pelo cumprimento dos mandados” a evitar exposição desnecessária, particularmente durante a execução da medida, e se abster de qualquer indiscrição, inclusive de natureza midiática. O uso de uniforme e armamento necessários à execução da ordem fica a critério da autoridade policial.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo