Banco do Brasil encerra conta de Bolsonaro nos EUA
O Banco do Brasil tomou a decisão de fechar uma conta mantida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua filial nos Estados Unidos, o BB Americas. A informação foi veiculada nesta quinta-feira (20), pelo colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles. A instituição bancária optou por não divulgar detalhes do encerramento, citando a necessidade de respeitar o sigilo bancário.
De acordo com Cappelli, a conta de Bolsonaro no BB Americas tinha um saldo de 135 mil dólares (equivalente a R$ 645 mil na cotação atual). Este valor foi convertido em reais e transferido para outra conta de Bolsonaro localizada no Brasil.
Ao ser consultado, o banco ressaltou que segue “protocolos rígidos de acompanhamento das movimentações financeiras de seus clientes” e que cumpre “integralmente a legislação e a regulamentação bancária em todos os países em que atua”. Porém, não forneceu razões específicas para a ação.
O Banco do Brasil e o BB Americas, em observância ao sigilo bancário, não comentam sobre movimentações financeiras específicas de seus clientes – declarou a instituição.
Em um evento em junho, Bolsonaro compartilhou uma imagem do extrato de sua conta corrente no Banco do Brasil, que mostrava um bloqueio judicial de R$ 317.047,52. Naquele momento, ele teve o saldo bloqueado devido a multas impostas pelo Governo de São Paulo por não usar máscaras de proteção contra Covid-19.
Logo após o bloqueio, os aliados de Bolsonaro começaram uma campanha de arrecadação, através do Pix, para auxiliá-lo no pagamento das multas.