“Eu nunca vou precisar de um favor pessoal do Zanin, porque eu nunca vou fazer nada errado”, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de enfatizar que não precisará de nenhum favor pessoal a solicitar a Cristiano Zanin, seu ex-advogado e agora indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Lula declarou que não necessitará da influência do novo ministro, confiando na sua ‘integridade pessoal’.
“Ele [Zanin] não era amigo, ele era meu advogado. É uma pessoa extremamente capaz. O Zanin foi escolhido porque o Zanin é um homem do presente e um homem do futuro. Ele é muito estudioso, ele é muito competente, muito dedicado e muito sério. Essas foram as razões pelas quais ele foi escolhido. E eu acho que ele vai ser um extraordinário ministro da Suprema Corte. E posso dizer que eu nunca vou precisar de um favor pessoal do Zanin, porque eu nunca vou fazer nada errado”, garantiu Lula.
O presidente também fez questão de salientar que, sempre que for necessário se comunicar com o magistrado, será “o Estado brasileiro falando com um ministro da Suprema Corte”, e não o “Lula pessoal pedindo um favor a alguém”. “Esse é o meu comportamento e isso vai perdurar”, afirmou.
Durante a entrevista, Lula também abordou a pressão para indicar uma mulher ou uma pessoa negra como substituta da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro. “Pode ser uma mulher, pode ser homem, pode ser um negro. Vai depender. Quero, com muito cuidado, indicar uma pessoa para que o Brasil possa ganhar”, defendeu.