Valdemar e Bolsonaro vão reunir cúpula do PL após tensão no grupo de Whatsapp
O ex-presidente Jair Bolsonaro planeja se encontrar com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e Altineu Côrtes, líder do partido na Câmara dos Deputados, nos próximos dias. O objetivo é amenizar as tensões entre os membros do partido que surgiram após a aprovação da reforma tributária na Câmara. A data do encontro ainda será definida.
O PL, que possui a maior bancada na Câmara dos Deputados com 99 integrantes, votou majoritariamente contra a reforma tributária. No entanto, 20 deputados foram a favor da proposta, que será avaliada pelo Senado no segundo semestre deste ano. Essa divergência de opiniões acendeu um debate acalorado entre os deputados do partido através de mensagens no grupo de WhatsApp.
O conflito se intensificou quando o deputado federal Vinicius Gurgel (AP) justificou seu voto favorável à reforma, instigando um bate-boca entre os parlamentares do PL.
A divisão no PL também foi agravada pela desavença entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a reforma tributária. Freitas apoiou a aprovação do projeto, contrariando a posição de Bolsonaro.
Entretanto, Freitas afirmou que o desacordo “já passou” e reiterou sua lealdade e gratidão a Bolsonaro, declarando: “Se estou aqui, eu devo a ele”. Ele reconheceu a possibilidade de divergências sobre a reforma, mas destacou sua lealdade ao ex-presidente.