Deputados do PT voltam a atacar Banco Central
Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, expressou otimismo sobre a recente queda da inflação, argumentando que tal desenvolvimento beneficia os mais necessitados.
Padre João (PT-MG) foi mais direto em suas críticas ao Banco Central, pedindo que a instituição pare com “a agiotagem de juros a 13,75%”, acusando Campos Neto de boicotar o Brasil.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que uma queda na inflação indica um aumento na qualidade de vida dos brasileiros.
José Guimarães (PT-CE), por outro lado, ressaltou a queda acentuada nos setores de alimentos e combustíveis e questionou a manutenção dos altos juros pelo Banco Central.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que monitora a inflação oficial do país, apresentou uma redução de 0,08%, ficando 0,31 ponto percentual abaixo da taxa de 0,23% observada em maio, conforme dados divulgados pelo IBGE na terça-feira (11).
O Banco Central tem sido criticado por Lula e pelo governo há meses por manter a taxa Selic em 13,25% ao ano desde agosto do ano passado.