Notícias

PGR pede arquivamento de investigação contra deputado André Fernandes sobre atos do 8 de Janeiro


A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou o arquivamento da investigação sobre o Deputado Federal André Fernandes (PL-CE), alegando ausência de provas suficientes para sustentar as acusações de incitação aos eventos de 8 de janeiro em Brasília.

Essa solicitação vai contra as informações apresentadas pela Polícia Federal, que alegou a participação de Fernandes nos eventos, apontando postagens do parlamentar em suas redes sociais ‘incentivando’ os atos do dia 8 de janeiro.

O Subprocurador Carlos Frederico Santos ressalta que, embora uma postagem em redes sociais possa incitar ações delitivas, é impossível medir a extensão da influência da postura do investigado neste caso. Ele afirmou que qualquer tentativa de estabelecer uma ligação causal em eventual continuação da perseguição penal seria mera suposição, e por isso, indefensável. A defesa de Fernandes concordou com o pedido de arquivamento, reforçando que não existem provas de envolvimento direto do deputado na mobilização ou transporte dos manifestantes para Brasília.

Fernandes é também o autor do requerimento que instaurou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Membros da Câmara e do Senado solicitaram ao STF a remoção de Fernandes da comissão, mas ainda aguardam resposta.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo