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Lula vê Bolsonaro na presidência em 2026: “Antes do coisa ruim voltar a presidência”

O mandatário não quer que obra de rodovia seja entregue em 2027


Na cerimonia de inauguração de uma etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) em Ilhéus (BA) nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu pressa na conclusão da obra ocorra até o término de sua gestão, em 2026, visando a evitar interrupções por um possível ‘sucessor desfavorável’.

Durante o evento, Lula declarou: “Parem de dizer que vão entregar [a ferrovia] em 2027, vocês têm que entregar antes de 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no fim de semana se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Se não, a gente corre o risco de uma outra coisa ruim voltar nesse país e ela ficar parada outra vez”. Embora não tenha mencionado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diretamente, Lula, mesmo após a condenação de inelegibilidade de Bolsonaro, em discursos públicos, continua a fazer referências indiretas ao governo do antecessor.

O presidente, durante o seu discurso, reiterou a necessidade de restaurar o país, afirmando: “Nós agora estamos restabelecendo o país. Precisamos garantir para os empresários uma coisa chamada estabilidade. Estabilidade política, econômica, jurídica e social. Esse país, com tranquilidade, não é possível ter país que possa vencer o Brasil. Mas, para isso, é preciso ter um presidente que tenha caráter, credibilidade, que não minta, que converse com o povo.”

As obras iniciadas pertencem ao lote 1F do primeiro trecho da FIOL, se estendendo por 127 km, passando por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara, com um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e previsão de conclusão em 36 meses. A FIOL, ao total, terá aproximadamente 1.527 km, interligando o futuro Porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis (no Tocantins), onde se conectará à Ferrovia Norte-Sul.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o governo federal visam conceder os demais trechos da FIOL, que são: FIOL II, entre Caetité e Barreiras (BA), com obras já em andamento; e a FIOL III, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), ainda à espera de licença de instalação.

De acordo com o governo, a implementação da ferrovia vai facilitar o escoamento de minério do sul do estado e grãos do oeste, e se espera uma diminuição de 86% na emissão de gases de efeito estufa quando estiver plenamente operacional.




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