“Lula, a decepção”, publica jornal francês após reunião do brasileiro com Emmanuel Macron
"O presidente brasileiro não é o aliado valioso que pensávamos", afirma a publicação
A edição de sexta-feira (23) do jornal francês Libération traz uma foto do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na capa com a manchete “Lula, a decepção”. A publicação destaca a dificuldade do presidente “dificuldade tanto em seu país quanto no cenário internacional, onde lhe são recriminadas suas posições antiatlantistas“. Isto está evidente em suas declarações sobre a situação da Ucrânia, onde não criticou a Rússia pela invasã0. “O presidente brasileiro não é o aliado valioso que pensávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasã0 int0lerável da Ucrânia”, afirma o jornal.
Durante sua visita oficial à França, que começou na quinta-feira, 21, Lula se encontrou com o presidente Emmanuel Macron e participou da cúpula do evento Um Novo Pacto Financeiro Global. Além do encontro com o ditador cubano Miguel Díaz-Canel.
O Libération também citou a visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao Brasil no mês passado, criticando Lula por sua exacerbada diplomacia. De acordo com o jornal, os países ocidentais esperavam encontrar um “messias” em Lula, mas foram confrontados com uma “miragem”.