URGENTE: Ministro Alexandre de Moraes recua de ficar frente à frente com o jornalista Oswaldo Eustáquio
Nesta sexta-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes solicitou que o jornalista censurado Oswaldo Eustáquio comparecesse ao seu gabinete. O jornalista prontamente se propôs a cumprir a determinação.
Porém, faltando poucos minutos, o ministro pediu para que Eustáquio não compareça. De acordo com fontes próximas, que pediram para não terem seus nomes citados, o ministro foi alvo de críticas de seus colegas do STF, dizendo que a presença de Eustáquio com hora marcada poderia atrair novas manifestações em frente à corte.
Grupos de Whatsapp de todo o Brasil e lideranças conservadoras já organizavam caravanas para vir à Brasília caso o ministro prendesse Eustáquio novamente. Diante desses fatos, o ministro recuou e perdeu um round dessa grande batalha para Oswaldo Eustáquio.
O ministro é o responsável pela prisão de Oswaldo em julho deste ano e na segunda-feira ordenou novamente uma busca e apreensão em sua residência, além de colocar uma tornozeleira eletrônica no jornalista, deixando-o, assim, em prisão domiciliar mesmo sem ter nenhuma condenação.
Veja a petição na qual o ministro Alexandre de Moraes determinou a presença de Eustáquio nesta sexta-feira às 14h : Pet 8961 – Oswaldo
O jornalista publicou em seu Twitter que estava a caminho do STF para ficar frente à frente com Moraes, a publicação gerou desconforto entre os ministros do STF e segundo fontes ligadas ao ministros, o ministro foi pressionado a cancelar imediatamente a ida de Eustáquio ao STF. A chefe de gabinete de Alexandre de Moraes, ligou para o advogado de Eustáquio suspendendo a visita do jornalista por medo de manifestações.
URGENTE: O Ministro Alexandre de Moraes determinou que o jornalista Oswaldo Eustáquio se apresente no gabinete do Ministro ás 14 horas desta sexta-feira. Lembramos que Moraes tb determinou que ele não se aproxime no raio de 1 KM da corte. ASCOM OE
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) November 20, 2020
O gabinete de Moraes oficiou apenas às 14:01, horário posterior à audiência marcada, para que Eustáquio não comparecesse mais ao STF conforme documento abaixo obtido com exclusividade pelo Hora Brasília: