Saiba quem é o novo juiz da Lava Jato, Fábio Nunes de Martino
Juiz Fábio Nunes de Martino Assumirá 13ª Vara Federal de Curitiba, segundo divulgou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta segunda-feira (19), substituindo a juíza Gabriela Hardt, que agora se destina à 3ª Turma Recursal do Paraná.
Martino, antes na 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, irá conduzir os casos da Operação Lava Jato, anteriormente nas mãos do ex-juiz Sergio Moro. O recém-designado juiz substituto será Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel.
Este é o quinto juiz a ocupar o posto desde a saída de Moro em 2018, e chega num momento crítico para a 13.ª Vara de Curitiba, atualmente sob inspeção extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Martino declarou apoio a Moro em 2019, após o vazamento ilegal de diálogos entre o ex-juiz e o então procurador da República Deltan Dallagnol. O manifesto assinado por Martino descreveu as mensagens vazadas como “diálogo interinstitucional republicano”, alegando que não comprometiam o princípio da imparcialidade.
“O magistrado, como centro decisório, desse complexo sistema, não se encontra impedido de dialogar com os demais atores envolvidos sobre questões não relacionadas ao mérito da ação […] Não admitimos que a excelência desse hercúleo trabalho, verdadeiro ponto de inflexão no combate à corrupção e crimes cometidos por poderosos, seja aviltada por mensagens inócuas e criminosamente obtidas”, diz trecho do manifesto assinado, à época, por 270 juízes federais.