Juíza Gabriela Hardt deixa a Operação Lava Jato
A juíza foi encarregada da segunda condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso do sítio em Atibaia (SP)
A juíza substituta Gabriela Hardt, que atuou em processos remanescentes da Operação Lava Jato, deixa o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba para assumir uma posição na 3ª Turma Recursal do Paraná. Esta informação foi liberada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) nesta segunda-feira (19).
O juiz federal Fábio Nunes Martino, oriundo da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR), é o nomeado para liderar a 13ª Vara Federal, enquanto a vara contará com a substituição pelo juiz Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel (PR).
Hardt deixa a chefia da 13ª Vara Federal após não conseguir a indicação para uma jurisdição em Florianópolis, perdendo para outra juíza escolhida por maior tempo de carreira. O juiz federal Eduardo Appio, titular da 13ª Vara Federal, foi afastado de suas funções pelo Conselho de Administração do TRF4 por alegações de condutas impróprias. Embora Appio tenha recorrido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para restituição do cargo, o pedido ainda está pendente.
Hardt, que se destacou durante o auge da Lava Jato, substituiu Sérgio Moro na condução da operação e assumiu a 13ª Vara Federal após a exoneração de Moro. A juíza foi encarregada da segunda condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso do sítio em Atibaia (SP).