Lula pretende debater soluções para Rússia e Ucrânia com o Papa
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (19) sua intenção de debater com o Papa Francisco possíveis soluções para a situação entre Rússia e Ucrânia. Lula parte para Roma esta noite, onde se reunirá com o pontífice, além do presidente italiano, Sergio Mattarella, e do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Durante seu programa semanal, Lula afirmou que está ansioso para discutir a paz na Ucrânia com o Papa. Além disso, a desigualdade global também está na agenda de discussões com o líder da Igreja Católica, e Lula espera estabelecer uma campanha global para tratar deste problema.
Lula também afirmou pretende usar seu cargo para combater a fome mundial e as falhas na distribuição de alimentos. Ele afirmou que o planeta produz mais comida do que consome, o problema, segundo ele, está na distribuição.
Lula planeja convidar o Papa para a celebração do Círio de Nazaré, uma importante festa religiosa realizada anualmente em Belém, Brasil.
Na quinta-feira (22), o presidente participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global em Paris. A agenda também inclui a discussão sobre a recente resolução da Assembleia Nacional da França contra a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Em Paris, Lula também fará o discurso final do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay. O evento acontecerá no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel.
Na questão energética, Lula pretende chamar a atenção global para o fato de que 87% da energia elétrica brasileira é renovável, comparado com a média global de 27%. O presidente também apontou o potencial do Brasil para investimentos em novas fontes de energia, como o hidrogênio verde. Ele prometeu aumentar os investimentos em energia eólica, solar, biomassa e hidrogênio verde.