Notícias

ANS suspende 31 planos de saúde


Em virtude de falhas no atendimento aos usuários, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impôs uma suspensão trimestral na comercialização de 31 planos de saúde de nove operadoras distintas. Embora os atuais beneficiários não percam suas coberturas, a agência proibiu a admissão de novos clientes até que haja melhoria na avaliação.

Nesta segunda-feira (19), a ANS divulgou a lista dos planos afetados pela suspensão, a qual está disponível para consulta no site da agência. Além disso, também é possível verificar os planos anteriormente suspensos e ainda aguardando liberação.

A decisão da ANS se baseou nas mais de 46 mil queixas apresentadas pelos consumidores no primeiro trimestre de 2023, conforme indicado pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os planos recém-suspensos representam um universo de 407 mil usuários.

A proibição de novas vendas entra em vigor na próxima sexta-feira, 23 de junho. Para que a suspensão seja revogada, as empresas envolvidas precisarão apresentar uma melhoria substancial na avaliação trimestral seguinte. De acordo com o monitoramento do primeiro trimestre, 15 planos tiveram a suspensão revogada e agora podem realizar novos contratos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo