Notícias

CPI do MST aprova requerimento para averiguar presença de Stédile na comitiva de Lula em viagem à China


A CPI do MST aprovou uma solicitação para investigar quem esteve presente na delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem à China em abril. João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, estava entre os que acompanharam Lula em um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping.

Naquela ocasião, Stédile havia organizado o “Abril Vermelho”, uma série de protestos e ocupações de terras para exigir a desapropriação de latifúndios que, segundo o movimento, são improdutivos. A presença de Stédile na comitiva do presidente para a China causou desconforto na Frente Parlamentar da Agropecuária, um grupo chave na coleta de assinaturas para a criação da CPI.

O relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles, celebrou a aprovação de um segundo requerimento, que disponibiliza todas as informações coletadas pelas CPIs desde 2006 que investigaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o próprio MST e a reforma agrária. Salles afirmou: “Grande parte das informações sobre o financiamento e a metodologia das invasões já está documentada nessas investigações. Isso nos permite avançar bastante”.

Além de solicitar a participação de professores universitários e líderes de organizações ligadas ao MST, a CPI também solicitou informações sobre as rádios comunitárias associadas ao MST, o número e localização de assentamentos, créditos rurais concedidos a cooperativas ligadas ao movimento, seu financiamento e indicações de membros do MST ao Incra.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo