Notícias

Lula adia encontro com lideranças parlamentares na Câmara em meio a tensões com Arthur Lira


Alegando um ‘conflito de agendas’ com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar a reunião que estava prevista com líderes partidários da Câmara nesta segunda-feira (5).

Lira havia agendado um encontro com líderes para um debate com empresários do grupo Esfera Brasil, em São Paulo. A alteração do compromisso de Lula surge como um esforço para prevenir mais tensões com Lira, que expressou recentemente ao presidente um estado de crise nas relações entre o Executivo e o Legislativo.

A reunião entre Lula e as lideranças da Câmara é parte de uma tentativa do presidente de fortalecer laços com os deputados após enfrentar dificuldades para aprovar projetos de interesse do governo no Congresso. Entre esses projetos, estava uma medida provisória que reestruturava ministérios do governo, que só conseguiu ser aprovada na Câmara após a intervenção de Lula.

Participariam da reunião os líderes Zeca Dirceu (PT-PR), José Guimarães (PT-CE), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antônio Brito (PSD-BA), André Fufuca (Progressistas-MA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Um novo encontro com as lideranças da Câmara deve ser marcado para a próxima semana.

Paralelamente, a insatisfação do Centrão com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vem crescendo. O grupo critica Padilha por sua gestão das emendas e por sua dificuldade de diálogo com deputados conservadores, o que, afirmam, pode prejudicar ainda mais as relações do Palácio do Planalto com o Congresso.

Ainda que Lula esteja ciente da necessidade de aprimorar a articulação com o Legislativo e esteja planejando uma reforma ministerial, sua intenção é manter Padilha no governo, possivelmente em outro ministério. A dinâmica só mudará se o Centrão mantiver sua pressão sobre o Planalto, caso em que Padilha poderia assumir uma liderança do governo na Câmara dos Deputados.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo