Notícias

Imprensa tradicional ignora presença de Maduro e ataca Bolsonaro

G1, UOL e CNN ignoraram a presença do venezuelano no Brasil


Nesta segunda-feira (29), o “presidente” venezuelano Nicolás Maduro desembarcou no Brasil, esteve no Palácio do Planalto e foi recebido por Lula e Janja, mas a TV Globo ignorou por completo o fato. Enquanto Maduro chegava à sede do Poder Executivo no Brasil, o programa “Conexão GloboNews” mantinha seu foco em pautas como as onças-pintadas e a situação em Veneza, na Itália.

A emissora também deu destaque ao ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto analisava notícias de um agente policial sob investigação que assumiu um cargo na PRF, ligado a tentativas de impedir manifestações contra Bolsonaro em 2022. Eventos relacionados às manifestações do dia 8 de janeiro também tiveram espaço na pauta.

A reunião entre o presidente brasileiro e o líder venezuelano só ganhou menção na programação subsequente, no programa “Estúdio i”, com a chamada: “Lula fala daqui a pouco após reunião com Maduro. Presidente da Venezuela veio para cúpula da América do Sul”, como se a presença do venezuelano em solo brasileiro fosse algo comum e sem importância.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL também abordaram o encontro, com o primeiro destacando que a visita de Maduro como uma “visita especial” pelo governo Lula.

Contudo, a atenção dada à visita de Maduro não foi uniforme. O UOL, por exemplo, priorizou notícias relacionadas a Bolsonaro em suas manchetes principais, com a visita de Maduro recebendo menos destaque. O portal G1 seguiu um padrão semelhante, destacando notícias não relacionadas à visita de Maduro em suas manchetes principais.

A CNN Brasil escolheu para manchete a matéria sobre Haddad apresentando cenários fiscais e a palavra final de Lula sobre incentivo a carros populares, trazendo a visita de Maduro ao Brasil como uma notícia secundária.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo