Notícias

Ministros do Governo Lula usam irregularmente aeronaves da FAB para viagens pessoais, revela Folha


O jornal Folha de S.Paulo revelou que quatro ministros do governo Lula têm utilizado indevidamente aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagens entre Brasília e suas respectivas cidades de origem. A reportagem afirma que essas viagens, que somam 82 no total, ocorrem principalmente às vésperas de fins de semana e feriados.

Um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020 limita o uso das aeronaves da FAB a situações de emergências médicas, segurança ou viagens a serviço do Estado. Contudo, os ministros do governo Lula têm marcado compromissos em suas cidades às sextas-feiras, justificando assim o uso dos aviões oficiais.

Entre os compromissos que justificam essas viagens estão palestras em universidades, reuniões com aliados políticos, inaugurações de obras estaduais, cerimônias de posse e encontros com empresários. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde) e Flávio Dino (Justiça) são os principais usuários deste recurso.

Segundo a Folha, Haddad é o ministro que mais se aproveita das aeronaves da FAB para viagens de Brasília a São Paulo. De janeiro até a primeira semana de maio, foram registrados 23 trajetos nestes dias. Haddad tem o hábito de trabalhar às sextas-feiras na capital paulista, retornando a Brasília na segunda-feira.

Marinho, por sua vez, realizou 13 viagens entre Brasília e São Paulo desde janeiro. Nísia Trindade e Flávio Dino também fizeram uso frequente das aeronaves da FAB para suas viagens pessoais.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo