Operação Lesa Pátria: 22 mandados de busca e apreensão são cumpridos em nova fase para investigar invasão dos Três Poderes
Na manhã desta quinta-feira (11), uma nova fase da Operação Lesa Pátria entrou em ação com o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão. O objetivo principal é identificar os responsáveis pelo financiamento e incentivo à invasão das sedes dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro, em Brasília. Esses mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo executados nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Além disso, foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados, até o valor máximo de 40 milhões de reais, visando cobrir e ressarcir os danos causados ao patrimônio público.
Os fatos sob investigação envolvem potencialmente crimes como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.