Notícias

Após polêmicas, Lula manda retirar grades de proteção do Planalto


Lula (PT) solicitou ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) a remoção das grades metálicas que ficaram em frente ao Palácio do Planalto durante dez anos. De acordo com Paulo Pimenta (PT), ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), o presidente considerou que a proteção não era mais necessária.

“O presidente Lula pediu a retirada das grades aqui e no Itamaraty. O momento que o país está vivendo não pode ter esse gradil. Ele já tinha essa vontade, esse desejo”, afirmou Pimenta a jornalistas.

As grades foram colocadas em frente ao Palácio do Planalto em 2013, durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), em meio a protestos contra o governo. As estruturas foram mantidas pelos sucessores Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Em 2017, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça pedindo a remoção das grades, alegando violação ao Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB) e ao projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. No entanto, a ação foi rejeitada pela Justiça em uma sentença de 2020, que argumentou que a proteção do palácio e de seus visitantes era mais importante do que questões estéticas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo