Presidente nacional do PT defende participação do MST no Conselhão e critica agronegócio
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann, defendeu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira (1º) e criticou parte do agronegócio. Segundo a parlamentar, alguns setores estariam cobrando a exclusão do MST do Conselhão, grupo criado para discutir políticas públicas no governo Lula.
Gleisi Hoffmann interpelou a categoria no Twitter, questionando a atitude de questionar a participação do MST no Conselhão, considerado o maior movimento social organizado no Brasil e no mundo. Ela destacou que o movimento representa boa parte da agricultura familiar e camponesa e coloca comida no prato do povo.
A presidente nacional do PT ainda criticou a postura de parte do agronegócio brasileiro, acusando-os de prepotência e radicalismo e de partidarizar o setor. O MST ganhou mais projeção após a vitória de Lula e recentemente realizou invasões em fazendas na Bahia e no Rio Grande do Norte, durante o “Abril Vermelho”.
Durante a disputa pela Presidência da República, Lula minimizou as invasões feitas pelo MST no passado e atacou o agronegócio, chamando produtores rurais de “fascistas”.
Que história é essa de questionar a participação do MST no Conselhão? É o maior movimento social organizado no Brasil e quem sabe no mundo. Representa boa parte da agricultura familiar e camponesa! Coloca comida no prato do povo. Parte do agronegócio brasileiro está mostrando…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 1, 2023