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MPF questiona Google sobre possível ‘direcionamento’ de resultados de busca


O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um ofício questionando o Google sobre a exibição de conteúdos que questionam o Projeto de Lei das Fake News. Ao realizar uma busca no navegador, o posicionamento da plataforma se torna público, com um trecho do artigo que afirma que “o PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.

Um estudo realizado pela NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontou um possível direcionamento de resultados de pesquisa no Google quando se busca por informações sobre o PL 2630. De acordo com o relatório dos pesquisadores, ao pesquisar o termo “PL 2630”, a plataforma exibe um conteúdo patrocinado do Google intitulado “Conheça o PL da Censura”.

Os dados do estudo levantam suspeitas de que o Google pode estar usando os resultados de busca para influenciar negativamente a percepção dos usuários sobre o projeto de lei. Como resultado, o MPF pediu ao Google que informe, em um prazo de 10 dias, quais são os critérios utilizados para os resultados de busca relacionados ao “PL 2630”.




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