Presidente Lula convoca reunião de emergência para discutir situação do ministro do GSI
Brasília, 19 de abril – O presidente Lula convocou os ministros do governo para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (19/4). O objetivo do encontro é discutir a situação do general Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Segundo fontes, pelo menos três ministros do governo estão presentes no encontro com Lula. São eles Rui Costa (Chefe de Gabinete), Paulo Pimenta (Secretário de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
A permanência de Dias no cargo foi questionada após reportagem da CNN Brasil que revelou imagens do general caminhando ao lado dos golpistas no dia da invasão do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro.
As imagens, captadas por câmeras de segurança, mostram o general Dias caminhando ao lado de integrantes do grupo que entrou no Palácio do Planalto e tentou tomar o governo. O grupo acabou sendo repelido pelas forças de segurança.
A revelação da presença do general Dias no local da tentativa de golpe gerou polêmica e levantou dúvidas sobre sua atuação nos acontecimentos. A reunião de emergência convocada pelo presidente Lula dá a entender que ele está levando o assunto a sério e avaliando as medidas cabíveis.
O GSI é responsável pela segurança do Presidente da República, do Vice-Presidente e seus familiares, bem como pela coordenação das atividades de inteligência do governo. O cargo de Ministro-Chefe do GSI é uma função fundamental no governo brasileiro e exige os mais altos padrões de profissionalismo e confiança.
A decisão do presidente Lula de convocar uma reunião de emergência para discutir a situação do general Dias indica a seriedade com que trata o assunto. Resta saber que curso de ação o governo tomará em resposta às revelações. Lula terá que tomar uma decisão para retornar o governo , demissão do general é necessária nesse momento.