Comandante do Exército afirma que Força é “apolítica, apartidária e coesa” em novo aceno a Lula
Em um comunicado oficial divulgado no site do Exército Brasileiro em comemoração ao Dia do Exército, o comandante Tomás Miguel Ribeiro Paiva reforçou o compromisso da instituição com a democracia e pediu que os militares tenham “fé nos princípios democráticos”. Além disso, Paiva afirmou que o Exército é uma instituição “apolítica, apartidária, imparcial e coesa”, integrada à sociedade e comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia.
O comunicado ainda cita que é preciso encontrar os melhores caminhos para o cumprimento das missões dos militares, que devem ser balizados “pelo respeito à população, às instituições e, sobretudo, à Constituição”. O texto é assinado pelo comandante do Exército, que assumiu o cargo no final de janeiro, após a demissão do general Júlio César de Arruda.
O comunicado também faz um aceno presidente Lula, que recentemente tem buscado se aproximar das Forças Armadas. Paiva destacou que o Exército é uma “Instituição de Estado”, deixando claro que a instituição está acima de partidos políticos e defendendo sua imparcialidade. A manifestação do comandante ocorre em meio a tensões entre o Planalto e os militares por causa dos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão às sedes do três Poderes.