EUA criticam governo Lula por declarações sobre a gu3rra na Ucrânia e questionam falta de neutralidade chanceler brasileiro
Os Estados Unidos voltaram a criticar o governo Lula por suas declarações sobre a gu3rra na Ucrânia. A porta-voz do governo Biden, Karine Jean-Pierre, afirmou que o tom adotado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, não foi de neutralidade.
O encontro entre Vieira e o chanceler russo, Sergey Lavrov, seguido por uma reunião com o presidente Lula, também foi mencionado. Após a agenda, Vieira foi questionado sobre as críticas de John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, sobre as declarações de Lula.
Embora Vieira tenha respondido que não podia falar sobre o assunto, Jean-Pierre disse ter ficado impressionada com o tom da entrevista do ministro das Relações Exteriores, afirmando que não era neutro e sugeriu que os EUA e a Europa não estariam interessados em paz ou teriam responsabilidade pela guerra.
Jean-Pierre ressaltou, no entanto, que confia na força da relação entre EUA e Brasil, apesar das discordâncias em relação às declarações do presidente Lula.