Mundo

Justiça bloqueia contagem de lote de cédulas incompletas na Pensilvânia


Cédulas incompletas — sem dados suficientes de identificação— envidas por correio que foram corrigidas após 9 de novembro não podem ser contadas por condados na Pensilvânia, determina juiz em decisão favorável a Trump divulgada na quinta-feira (12).

Essas cédulas já haviam sido segregadas na semana passada por ordem do tribunal até que se determinasse a validade dos votos.

O tribunal estadual agora concluiu que a secretária de Estado Kathy Boockvar não tinha autoridade para estender o prazo de 9 para 12 de novembro para que eleitores fornecessem informações que faltavam para validar sua cédula, processo conhecido por “cura”.

A determinação atende ao pedido da campanha do presidente Donald Trump que pediu à Corte que suspendesse essa extensão no prazo de “cura” das cédulas de 9 para 12 de novembro.

A decisão impacta somente cédulas que careciam de mais informações de identificação e que foram complementadas após o dia 9 de novembro, uma extensão determinada pela Secretária de Estado que, segundo o juiz, não tem autoridade para estender o prazo de “cura das cédulas”.

A decisão desta quinta-feira não tem relação com a extensão de 3 dias (de 3/11 para 6/11) no prazo para recebimento de cédulas eleitorais por correio concedida pela Suprema Corte da Pensilvânia, ainda em vigor, mas também alvo de judicialização por parte da campanha republicana.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo