Após mais de 1 ano de conflito entre Rússia e Ucrânia, o chanceler russo, Sergei Lavrov, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (17) e se encontrará com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em Brasília. O encontro visa discutir o potencial da parceria estratégica entre Brasil e Rússia, além de perspectivas de cooperação em áreas de interesse comum, como comércio, investimentos, ciência, tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação. Outro assunto a ser abordado é o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais, com foco no conflito na Ucrânia.
A visita de Lavrov ocorre após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China e aos Emirados Árabes Unidos, onde o líder brasileiro conversou com contrapartes chinesas e emiradenses sobre a criação de um grupo de países para mediar o conflito causado pela invasão da Rússia ao país vizinho.
Lavrov também fará visitas à Venezuela, Nicarágua e Cuba, com o objetivo de promover a cooperação nos âmbitos político, comercial, econômico e cultural. A visita a Havana coincidirá com a eleição do presidente cubano pelo Parlamento, que poderá reconduzir o atual mandatário, Miguel Díaz-Canel, a um novo mandato de cinco anos.