Notícias

De olho nos presentes das Árabias, Lula visita o Xeique em Abu Dabi no Emirados Árabes


Abu Dabi: Neste sábado (15/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), desembarcou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma reunião com o presidente e Emir Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O objetivo da visita é estreitar as relações comerciais entre o Brasil e os Emirados Árabes, que estão entre os três principais parceiros comerciais do país no Oriente Médio.

A primeira agenda oficial de Lula no país ocorreu em 2003, ainda durante seu primeiro mandato como presidente do Brasil. Desde então, as relações bilaterais entre os dois países têm se fortalecido cada vez mais, especialmente no que diz respeito ao comércio. Em 2022, o comércio entre Brasil e Emirados Árabes alcançou a marca de US$ 5,7 bilhões, com um aumento de 74% em relação a 2021. O agronegócio é responsável por quase 60% da pauta de exportações brasileiras ao país. Aumento das exportações  ao Emirados árabes Unidos veem após acordos feitos pela gestão do ex presidente Jair Messias Bolsonaro em visitas ao mundo árabe.

Durante a visita, está previsto um banquete oferecido pelo Emir de Abu Dhabi a Lula, seguido de uma reunião bilateral e outra ampliada, que contará com a presença de empresários e investidores de ambos os países. A expectativa é que novos acordos comerciais sejam firmados, ampliando ainda mais a parceria entre Brasil e Emirados Árabes.

A visita de Lula aos Emirados Árabes é parte de uma série de viagens internacionais que o ex-presidente tem realizado recentemente, com o objetivo de fortalecer as relações do Brasil com outros países e buscar novas oportunidades comerciais. Recentemente, Lula visitou países como Portugal, Espanha e França, além de ter participado da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula ministrou em sala contratada por uma ONG.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo