Mundo

“Ninguém vai impedir aproximação entre Brasil e China”, declara Lula


Em encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da aproximação entre Brasil e China e afirmou que “ninguém vai proibir” o aprimoramento da relação entre Brasil e China. Durante o discurso à imprensa, Lula falou em intensificar as relações entre os dois países em áreas como ciência, tecnologia, combate às mudanças climáticas e produção de carros e ônibus elétricos.

“Penso que a compreensão que o meu governo tem da China é de que nós precisamos trabalhar muito para criar uma relação Brasil-China que não seja apenas uma relação meramente de interesse comercial. Se bem que o interesse comercial é muito importante”, afirmou Lula.

O encontro resultou na assinatura de diversos atos conjuntos entre os dois países, incluindo quatro na área de mídia e comunicação. Entre eles, um acordo de cooperação entre a agência de notícias Xinhua e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e um memorando de entendimento “entre Grupo de Mídia da China e Secretaria de Relações Institucionais do Brasil”.

Na busca por uma parceria cada vez mais sólida, Lula fez questão de mencionar a visita à Huawei, destacando a disposição do Brasil em estreitar os laços com os chineses.

“A visita à Huawei, em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, enfatizou o petista.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo