Notícias

TSE avança com processo contra Bolsonaro para acusá-lo de disseminação de informações falsas nas eleições de 2022


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, publicou uma decisão na noite de sexta-feira (31) encerrando a etapa de instrução do processo contra Jair Bolsonaro, apresentado pelo PDT por suposto abuso de poder político nas eleições de 2022. A ação foi ajuizada em setembro de 2022 contra a chapa do ex-presidente, incluindo Walter Braga Netto, por disseminar informações falsas sobre o processo eleitoral em encontro com embaixadores estrangeiros.

Gonçalves determinou que a defesa de Bolsonaro, Braga Netto e o PDT se manifestem em dois dias comuns. O julgamento deve acontecer em 15 dias, caso seja necessário. Se a chapa de Bolsonaro for condenada, ele pode ficar inelegível por até oito anos.

Durante um encontro com diplomatas em julho de 2022, Bolsonaro afirmou, sem apresentar nenhuma prova, que o sistema eletrônico de votação poderia ser fraudado e invadido, difundindo fake news e ataques à Justiça Eleitoral como parte de sua estratégia de campanha.

A decisão de Gonçalves é um passo importante no processo contra Bolsonaro e sua chapa, chamando a atenção para a importância da lisura nas eleições e a responsabilidade dos candidatos em disseminar informações verdadeiras e confiáveis. O resultado do julgamento pode ter grandes implicações para o futuro político de Bolsonaro e para o cenário eleitoral do país.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo