A senadora Soraya Thronicke (União-MS) foi alvo de agressões verbais durante uma entrevista ao vivo em uma rádio na última sexta-feira (17). A parlamentar foi xingada e acusada por um homem que se identificou como ouvinte. O incidente ocorreu quando a emissora abriu espaço para a participação do público. Após as ofensas, a senadora registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal em Campo Grande (MS).
O União Brasil, partido ao qual Soraya é filiada e presidente do União Brasil Mulher, manifestou seu apoio à senadora. Em uma nota oficial, a legenda repudiou veementemente os ataques sofridos pela parlamentar e afirmou que divergências partidárias não podem justificar ofensas à honra de ninguém. O líder da bancada do partido no Senado, Efraim Filho (União-PB), também emitiu uma nota oficial, defendendo que a aplicação da lei é o caminho para discernir entre a liberdade de expressão e o crime.
A participação do homem que agrediu a senadora foi interrompida pela emissora após as ofensas, e Soraya solicitou os dados do ouvinte. Nas redes sociais, a parlamentar publicou um vídeo explicando que registrou o boletim de ocorrência assim que saiu da entrevista.
Presidente do União Brasil Mulher, Soraya é voz ativa contra a violência política, encorajando a participação feminina em espaços de poder. Manifestamos nossa solidariedade à senadora e reforçamos o compromisso em estimular o debate por um Brasil pautado no diálogo e no respeito. pic.twitter.com/TGIQnoza1w
— União Brasil 44 (@uniaobrasil44) March 20, 2023