Falsos indígenas invadem fazendas no sul da Bahia
Grupo armado ligado ao Movimento Sem Terra se faz passar por indígenas da etnia Pataxós e invade fazendas produtivas em Itamaraju, no sul da Bahia, localizado a 750 km de Salvador. Desde os últimos meses, mais de 40 fazendas foram alvo dessas invasões.
A economia local depende principalmente da agricultura, com plantações de cacau, eucalipto, café e milho. Um homem que se apresenta como cacique em um vídeo divulgado, incendiou uma plantação de eucalipto, alegando que a polícia havia prendido um caminhão usado pela organização para pagar contas.
Em resposta, o deputado federal Alden Silva (PL-BA) pretende pedir o afastamento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do secretário de segurança por omissão no Supremo Tribunal Federal, alegando falta de envio de reforços policiais para lidar com as regiões conflitantes.
Os agricultores locais relatam um clima de medo e terror diante das ações violentas dos invasores que se passam por índios, como relata a produtora Rosylene Sena: “Chegaram uns homens muitos estranhos, se passando por índio (sic), falando que é índio (sic), a gente não sabe a espécie (sic). Eles falaram para a gente desocupar a propriedade porque eles iam se hospedar”. Mais de 50 famílias estão acampando há 45 dias para evitar que os invasores entrem em suas propriedades.