Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania defende descriminalização das dr0g4s no Brasil
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, declarou ser a favor da descriminalização das drogas no Brasil e que a ação sobre o assunto que está parada no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2015 deve ser julgada. Apesar de sua posição, o ministro afirmou que não há nenhuma mobilização neste sentido por parte do governo federal.
Em entrevista à BBC News Brasil, o ministro destacou a importância de tratar a questão das drogas como uma questão de saúde pública, que não pode ser resolvida por meio do encarceramento, prisão e punição. A descriminalização das drogas poderia contribuir positivamente com o sistema carcerário, já que crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas para as prisões no Brasil, representando 28% da população carcerária total, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Questionado sobre a legalização do aborto no Brasil, o ministro declarou que a decisão deve ser das mulheres, e que elas devem ser livres para decidir. “Chega de homens dando opinião sobre a vida, corpo e saúde das mulheres. Sou a favor de que elas decidam”, afirmou Silvio Almeida.