Notícias

Bolsonaro, Anitta, Huck e Bonner tiveram dados acessados indevidamente na Receita Federal


Um relatório inédito da Receita Federal revelou que o apresentador Luciano Huck, o âncora William Bonner, a cantora Anitta e o ex-presidente Jair Bolsonaro tiveram seus dados fiscais acessados de forma irregular. A lista faz parte de uma investigação sobre consultas sem justificativa a dados fiscais, registradas entre 2018 e 2020, apresentada ao Tribunal de Contas da União.

Embora coincidam com os acessos irregulares feitos pelo coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal em 2019, as irregularidades apuradas não têm relação direta com esse caso. A facilidade de acesso a dados sigilosos levou a auditoria do TCU a concluir a existência de falhas na prevenção de acessos imotivados a dados fiscais de pessoas politicamente expostas.

A lista encaminhada ao TCU possui agentes administrativos, tecnologista, auxiliar de serviços e apenas um auditor fiscal. O acórdão aprovado no fim do ano passado afirmou que não há mecanismos automatizados para prevenir tais acessos indevidos e que a Corregedoria do órgão não garante que eventuais abusos de auditores fiscais sejam apurados e punidos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo