O deputado federal André Fernandes (PL-CE) obteve 189 assinaturas na Câmara e 33 no Senado para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigações das manifestações, em Brasília, no dia 08 de janeiro deste ano.
O objetivo da CPMI é efetuar ampla investigação sobre asa responsabilidades das manifestações de 08 de janeiro, buscando levantar responsáveis e se houve complacência de órgãos e pessoas nas ações.
O pedido investigação através de uma CPMI, soma-se aos requerimentos de CPI no Senado e na Câmara, apresentados pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) e pelo deputado José Nelto (PP-GO), respectivamente.
A bancada governista, orientada pelo Planalto, tem se posicionado contrário a uma investigação sobre os eventos. O deputado federal Sanderson (PL-RS) denunciou nesta segunda-feira, 27, que o Governo Federal, nos bastidores, se movimenta para que deputados retirem suas assinaturas no requerimento para a criação da CPMI de 8 de janeiro.
Sanderson classifica essa pressão como um ato não republicano. “Depois de conseguirmos 185 assinaturas para iniciarmos a CPMI que vai apurar os eventos do 8 de janeiro. Nós ficamos sabendo durante o final de semana, inclusive, que o governo, a esquerda dentro do parlamento e o próprio Palácio do Planalto têm atuado para que essas 15 assinaturas que estão sobrando no requerimento, sejam retiradas. Essa pressão, é no nosso ponto de vista, não republicana”.
“Todos assinaram com livre convicção, e é importante que mantenham, pois a população cobra e merece por esclarecimentos reais dos fatos acerca do dia”, concluiu o parlamentar gaúcho.